Embora os aplicativos que reconhecem comandos de voz não sejam exatamente uma novidade (no Baixaki você encontra diversos deles), o grande diferencial do Siri está não só na possibilidade de o software responder a uma ação sua, mas também entendê-la e apresentar ao usuário a melhor alternativa possível dentro de um contexto.
Muito mais do que um simples facilitador de acesso a funções, o Siri promete transformar o seu iPhone em um verdadeiro assistente pessoal, modificando de uma vez por todas a maneira como os usuários interagem com o aparelho. Mas como essa transformação será possível? Entenda como funciona a tecnologia do Siri.
Fala que eu te escuto

O Siri não é exatamente uma novidade e a tecnologia já estava disponível na App Store em forma de aplicativo. A ferramenta, entretanto, chamou a atenção da empresa da Maçã que, recentemente, adquiriu a companhia desenvolvedora e decidiu incluir o serviço na última versão seu smartphone.
Você já deve ter conhecido programas que efetuam alguma ação a partir de um comando de voz. O próprio iPhone sempre dispôs de aplicativos do gênero. A novidade aqui está na maneira como ele interpreta e responde aos seus comandos. Ilustrar uma situação hipotética é a melhor forma de compreender como o Siri funciona.
Suponha que você está com fome e deseja encontrar um local para comer hambúrgueres. Basta falar para o seu iPhone “eu gostaria de comer um hambúrguer” para que o aparelho identifique que você está pensando em comida e retorne uma lista com opções de lugares onde você possa encontrar sua refeição.
Se logo em seguida você mudar de ideia e decidir comer tacos, basta dizer ao iPhone: “e que tal tacos?”. Percebendo que sua pesquisa anterior tinha relação com comida, o Siri presume que os tacos a que você se refere não são os instrumentos para jogar baseball, mas sim a comida mexicana e, com isso, retorna para o usuário a lista de lugares disponíveis.
Olha, sem as mãos!
Além de ser eficiente nas buscas, O Siri deve funcionar para os usuários como um verdadeiro assistente pessoal. Imagine que você está no trânsito e lembra-se de que precisa anotar um recado de uma tarefa que deve ser feita ao longo do dia.
Basta mencionar para o iPhone “preciso ir ao supermercado à noite”. O sistema do Siri entende que essa não é uma ação prática a ser feita e o comentário se assemelha mais a um lembrete. Assim, imediatamente, ele transforma o seu comando de voz um texto e cria um recado a partir de sua solicitação.
O vídeo oficial da Apple sobre o recurso mostra um executivo correndo e “conversando” com o aparelho enquanto faz os seus exercícios, sem utilizar as mãos. Com o passar do tempo, o aplicativo se torna mais inteligente e, conhecendo o seu perfil, direciona os seus comentários para as possíveis tarefas que você deseja realizar, ampliando a eficiência do software.
Idiomas e limitações

Embora o Siri tenha tudo para conquistar o coração dos usuários, a ferramenta ainda deve demorar um pouco mais para cair no gosto dos brasileiros. Isso deve acontecer por duas razões em especial. A primeira delas é que ainda não há data definida para a chegada do iPhone 4S no Brasil.
Nas lojas norte-americanas, o iPhone 4S já poderá ser adquirido a partir desta sexta-feira (14). Segundo especialistas do setor, é provável que o aparelho dê as caras por aqui antes do final do ano, mas ainda não há uma confirmação oficial por parte da Apple.
Outro empecilho é a questão do idioma. Inicialmente, o Siri será capaz de reconhecer comandos de voz em inglês, francês e alemão. Ainda não há previsão de disponibilidade do recurso em outros idiomas, o que só deve ocorrer caso a ferramenta se mostre bem sucedida. Ou seja, se esse é um dos itens que você estava levando em consideração para trocar o seu smartphone, é melhor pensar duas vezes antes de adquiri-lo.
Embora o Siri seja uma atualização de software, que será possível graças ao iOS 5, o recurso estará disponível apenas para os usuários do iPhone 4S. Os proprietários de iPhone 4 e iPhone 3GS, mesmo atualizando o sistema operacional, não poderão dispor da nova ferramenta.
Único no mercado?
Apesar de ainda nem ter chegado aos usuários, o Siri já é, sem dúvida, o sistema do gênero mais conhecido. Entretanto, ele não é o único disponível. Um concorrente em potencial pode ofuscar o brilho do aplicativo em longo prazo. Trata-se do Trulyhandsfree, criado pela empresa Sensory Inc.Além de proporcionar funções similares ao que o Siri é capaz de oferecer, o aplicativo conta como diferencial fato de compreender os comandos do usuário mesmo em locais barulhentos. Outro ponto positivo é o fato de que ele está sempre ativo, ao contrário do Siri, que precisa ser ativado manualmente pelo usuário.