31 agosto, 2011

ThinkPad da Lenovo chega ao Brasil

 
(Fonte da imagem: Divulgação/Lenovo)
A Lenovo iniciou na última segunda-feira (29 de agosto) as vendas do tablet ThinkPad no Brasil. O aparelho, que tem como público-alvo o mercado corporativo, vem equipado com o sistema operacional Android 3.1 Honeycomb e display Gorilla Glass de 10,1 polegadas. O preço inicial do portátil é de R$ 1699.
O aparelho estará disponível em modelos com capacidade de armazenamento de 16, 32 e 64 GB. Todas as opções vêm equipadas com o processador Tegra 2, da NVIDIA, 1 GB de memória RAM e possuem bateria com duração aproximada de 8 horas. O ThinkPad também conta com conectividade Wi-Fi, conexões Micro USB, USB 2.0, entradas para cartões SD e saída Mini HDMI para a transmissão de imagens.
Assim como o competidor iPad, o tablet da Lenovo conta com duas câmeras para a realização de chamadas por vídeo, uma delas frontal e a outra traseira. Entre as opções que se destacam no aparelho estão ferramentas como o acesso remoto, suporte a rede privadas virtuais (VPN) da Cisco e sistemas de criptografia de dados. O dispositivo vem recheado de aplicativos gratuitos para o ambiente corporativo, incluindo o Documents To Go, PrinterShare e o Computrace

Eu preciso de um notebook?

Se 15 anos atrás comprar um computador já era difícil (por causa dos preços cobrados), adquirir um notebook só era possível para as classes sociais mais abastadas. Felizmente o mundo da tecnologia evoluiu rápido o bastante para que os preços caíssem o suficiente para tornar a informática mais popular.
Hoje, por menos de 2 mil reais é possível adquirir um notebook de marcas conhecidas e com configurações muito boas. Mas será que um portátil é realmente necessário ou um desktop seria o suficiente para suas necessidades? Há uma série de perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de investir em uma máquina.

Para onde eu vou levar meu notebook?

A principal vantagem dos laptops é a portabilidade, ainda mais depois que eles tiveram o peso reduzido. Atualmente, há muitas mochilas e bolsas criadas especialmente para carregar os computadores com segurança e sem chamar a atenção das outras pessoas que estão na rua. Esse é um dos fatores que influenciaram o aumento de consumo de notebooks em todo o mundo.
 
(Fonte da imagem: Divulgação / Sumdex)
Mas se ele é tão portátil, para onde eu devo levá-lo? Há muitos usuários que costumam utilizar as máquinas em sala de aula, mas isso depende muito das necessidades de cada um. Estudantes que ainda estão no colégio (ensino fundamental e médio) não devem levar seus computadores para a sala de aula. Além de ser prejudicial à atenção, o seu uso é vetado em boa parte das escolas.
Na faculdade, o assunto é controverso. Enquanto muitos afirmam que a utilização da internet durante as aulas pode ser muito útil para agregar novos conteúdos às discussões, outros têm certeza de que durante a maior parte do tempo os notebooks estão sendo utilizados para fins que não são condizentes com as salas de aula.
Se você acha que é realmente essencial estar com o laptop na classe, precisa pensar em algumas outras questões. A maior parte das salas de aula conta com poucas tomadas, por isso um notebook com bateria pouco potente não seria muito eficiente. Levando em conta esse ponto, os estudantes deveriam então optar por computadores com maior autonomia ou tablets.

O que farei com ele?

Se o seu computador é sua central de games, então o melhor mesmo é continuar com um desktop. A menos que você possua recursos para comprar um notebook gamer, que pode chegar facilmente à marca de 5 mil reais (e há muitos que passam longe desse valor). Com muito menos você pode montar um computador com configurações suficientes para rodar bons jogos.
Outra função que não encontra os mesmos resultados em notebooks é a edição gráfica. Tanto vídeos quanto fotografias exigem monitores grandes em resoluções maiores do que as suportadas por notebooks, que raramente passam das 15 polegadas.
(Fonte da imagem: divulgação/Dell)
Mas é lógico que existe uma série de vantagens na utilização de portáteis. Se o notebook for utilizado para acessar emails e redes sociais, abrir mensageiros instantâneos e editores de textos, dificilmente ele ficará devendo para computadores de mesa. O melhor de tudo é que eles podem ser levados para todos os lugares, não ficando restritos ao escritório, por exemplo.

Em quanto tempo eu vou querer um upgrade?

Antes de optar por um notebook ou desktop, você precisa saber se vai ficar com as mesmas configurações por muito tempo. Comprar um notebook com pouca potência significa que você vai precisar ficar com ele por alguns anos e depois trocar de aparelho, pois poucas são as opções de upgrade. Geralmente apenas memória e disco rígido podem ser trocados.
Mas se você pode gastar um pouco mais para adquirir um laptop com configurações boas, então por alguns anos não será necessário pensar em trocar de máquina (a menos que ele seja utilizado para games, como dissemos mais acima). Mesmo assim, ainda serão limitadas as opções de upgrade permitidas pelo sistema.
Logo, se você é o tipo de usuário que não consegue saber de uma novidade sem ficar morrendo de vontade para melhorar seu computador, talvez seja hora de pensar melhor e optar por um desktop. Apesar de também possuir limitações de melhorias, elas são menos restritas.
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Eu já tenho um computador! Um tablet seria o suficiente?

Se você já tem um computador com boas configurações, talvez o melhor a ser comprado para sua portabilidade seja um tablet ou um netbook. Os primeiros podem oferecer muito mais autonomia de bateria (chegando às 10 horas, como é o caso do iPad), podendo ainda ser sincronizados com as nuvens para que os documentos estejam sempre atualizados.
Netbooks também podem ser interessantes. Por não passarem das 10 polegadas, são mais portáteis do que notebooks e geralmente oferecem mais autonomia de bateria. Se você precisa de um teclado físico, o melhor a fazer é optar por um desses aparelhos, mas se o teclado virtual é o suficiente, um tablet é uma ótima opção.
.....
Como você viu, não existe uma resposta certa para a pergunta “Notebook é melhor do que desktop?”. A verdade é que existe um tipo de computador que se encaixa melhor para cada perfil de usuário. Gamers geralmente preferem máquinas de mesa por possuírem maior capacidade de upgrades e também pelos monitores e resoluções maiores.
Editores de imagens e vídeos também costumam sofrer com monitores pequenos, por isso optam por desktops, que ainda contam com melhor ventilação e estabilidade dos sistemas. Mas os notebooks estão evoluindo cada vez mais e já oferecem resultados excelentes para grande parte dos usuários, desde os iniciantes até os mais exigentes.
Se você não consegue se decidir entre um modelo ou outro, faça a si mesmo as perguntas que o artigo sugeriu. Com elas você pode ter uma ideia melhor de quais são as suas necessidades e também se um notebook supriria todas elas. Desejamos uma boa escolha e uma excelente compra para todos.

Mozilla revela imagens do Firefox para tablets

 
(Fonte da imagem: Building Firefox)
A Mozilla publicou na última terça-feira (30 de agosto) uma atualização no blog do time de desenvolvimento móvel da companhia, mostrando as primeiras imagens do Firefox desenvolvido especialmente para tablets. Segundo a empresa, o navegador é uma evolução da versão para smartphones, incluindo características que tiram proveito da maior área de tela disponível.
O novo software possui um visual bastante inspirado nas características do sistema operacional Android 3.0 Honeycomb, optando por um design mais minimalista. Características marcantes do navegador se mantêm intactas, como o botão no canto superior esquerdo da tela e a organização e aparência das abas abertas.

Evolução da versão para smartphones

Aqueles já acostumados a usar a versão do Firefox desenvolvida para smartphones vão se sentir em casa com o programa feito para tablets. As principais diferenças da nova versão ficam por conta da inclusão de elementos, como uma barra exibindo todas as abas abertas, aproveitando o maior espaço de tela disponível para uma navegação mais confortável.
 Segundo a Mozilla, os elementos presentes na tela mudarão de posição conforme a orientação do aparelho utilizado. Com isso, a empresa afirma que será possível navegar pela maioria das páginas usando somente um dedo de cada mão. Até o momento, não foi divulgada uma data para o lançamento do produto.

Novo tablet da Toshiba pode se chamar Excite


 
(Fonte da imagem: Android Police)
Segundo informações publicadas pelo site Android Police, o novo tablet ultrafino da Toshiba já tem nome definido. Um registro de patente feito pela companhia lhe dá o direito de usar a palavra “EXCITE” para nomear um dispositivo na categoria de tablets.
Outro indício de que esse será o nome final do produto é o fato de que sites como “excitetablet.com”, “excitetablet.net”, “toshibaexcite.com”, “toshibaexcite.net” e “thetoshibaexcite.com” foram registrados pela companhia. Ao acessar qualquer um desses endereços, o usuário é redirecionado ao site oficial da Toshiba.
(Fonte da imagem: Android Police)
O método utilizado pela empresa é exatamente o mesmo seguido antes da revelação do Thrive, o que ajudou na descoberta do nome do aparelho antes de sua apresentação oficial. Com isso, é praticamente certo de que o dispositivo, com estreia programada para a IFA 2011, será comercializado com a marca Excite.

IFA 2011: resumo da conferência da Sony

Quem abriu a conferência da Sony na IFA 2011 foi o presidente da empresa, Howard Stringer. Ele falou sobre assuntos recentes, como as séries de ataques hackers e o terremoto no Japão, ressaltando que tudo isso faz parte do passado. O discurso inicial focou-se em ressaltar a recuperação da japonesa com novos produtos — PlayStation Vita, óculos 3D e dois modelos de tablets.

Sony Tablet P e S

Kazuo Hirai, vice-presidente executivo, anunciou o Sony Tablet. Ele mostrou dois modelos, o “S” e o “P”, este último com duas telas e que pode ser segurado verticalmente para a leitura de e-books.
 
Os tablets da Sony. (Fonte da imagem: divulgação/Sony)
Foram exibidos alguns recursos, como o Quick View, para visualização instantânea de conteúdo, e o Quick Touch, para navegar pela internet em toques sutis. Outro atrativo é o Network Entertainment, para experiências diferenciadas de música e filmes.
Os tablets têm compatibilidade com jogos de PlayStation 1 e acesso à Sony Reader Store, loja de e-books especial da japonesa. Haverá também a interconectividade com aparelhos eletrônicos, por exemplo, com o televisor para a exibição de imagens na tela.
O Sony Tablet S chega às lojas europeias no final de setembro por € 479, enquanto o P passará a ser vendido na Europa no final de novembro por € 599.
Saiba mais detalhes sobre os tablets clicando aqui.

Xperia arc S

Em seguida foi a vez do Xperia arc S ser apresentado. Ele será lançado mundialmente em outubro sem muitas alterações no visual, mas com melhorias de hardware, incluindo um processador de 1.4 GHz que deve facilitar a realização de tarefas.
Entre os recursos apresentados, está a capacidade de tirar fotos panorâmicas 2D e 3D, o que é possível com a inclusão do sensor Exmor R, que possui um modo panorâmico tridimensional capaz de converter imagens bidimensionais em documentos 3D.
Saiba mais detalhes sobre Xperia arc S clicando aqui.
 
(Fonte da imagem: This Is My Next)

Sony Entertainment Network

Esta é uma plataforma de entretenimento entre produtos Sony, uma maneira mais fluida para aproveitamento de diferentes produtos da empresa com aplicativos próprios e também de terceiros. O serviço de vídeo se chamará Music Unlimited, enquanto o de vídeo será o Video Unlimited. Ambos estão disponíveis em nove países.

Vaio

Fujio Nishida, presidente da Sony da Europa apresentou um modelo Vaio de 24” e Full HD que pode se conectar ao PlayStation 3 para jogos 3D, além de reproduzir conteúdo tridimensional. O Vaio S agora tem 3D sem a necessidade de óculos especiais, recurso opcional que será disponibilizado na Europa a partir de outubro.
 
(Fonte da imagem: SonyStyle)

Leitor eletrônico

Nishida também apresentou um e-reader de tela touchscreen de seis polegadas e com menos de 9 milímetros de espessura. Basta usar os dedos para controlar o zoom e digitar observações no aparelho. Ele conta com dicionário próprio e pode se conectar a sites como Google e Wikipedia via Wi-Fi. Também estará disponível na Europa a partir de outubro.

Câmeras

O destaque foi a Alpha A 77, que permite disparos contínuos a 12 quadros por segundo e acompanha objetos em movimento com precisão. Já a NEX-7 tem 24.3 MP e conta com um sensor recentemente desenvolvido.

Visor 3D

Nesta quarta-feira também foi anunciado o visor 3D da Sony, apresentado pela primeira vez durante a CES 2011 e que chegará ao mercado japonês no dia 11 de novembro. O HMZ-T1 se destaca por ocupar toda a visão do usuário, assemelhando-se bastante a dispositivos de realidade virtual.
 
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Ele tem dois painéis OLED de 0,7 polegadas com resolução 1280x720 pixels, cada um posicionado em um dos olhos do usuário. É como assistir a um televisor de 750 polegadas a 20 metros de distância, segundo a Sony. Os fones integrados têm tecnologia 5.1 Surround.
Mais detalhes sobre o visor, você encontra neste link.

Sony revela todos os detalhes sobre os tablets Sony S e P

 
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Após muito mistério (e uma mudança de nome), a Sony revelou nesta quarta-feira (31 de agosto) todos os detalhes referentes aos novos tablets Sony S e Sony P. Os dispositivos, que tentam conquistar uma fatia do mercado pelo iPad, se destacam pela inclusão do serviço de distribuição de conteúdo Qriocity.
O Sony S possui um display IPS de 9,4 polegadas com as tecnologias TruBlack e Bravia que, segundo a empresa, garantem uma imagem mais cristalina e melhor reprodução dos tons de branco e preto das imagens. O dispositivo estará disponível em modelos de 16 GB e 32 GB com conectividade Wi-Fi, e em breve deve ser lançada uma versão com a tecnologia 4G em parceira com a operadora AT&T.
 
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Já o Sony P vem equipado com duas telas de 5 polegadas com resolução 1024x480 pixels, capazes de funcionar de forma independente ou simultânea dependendo do aplicativo utilizado pelo usuário. Ambos os dispositivos possuem o sistema operacional Android 3.2 (Honeycomb), desenvolvido especialmente para uso em tablets.
Compatibilidade com outros dispositivos
A Sony incluiu em seus portáteis um port IR, que permite a interação com outros produtos fabricados pela companhia. Exemplo disso é a possibilidade de desligar televisores a partir do aparelho, ou interagir com os menus do Playstation 3, opção garantida pela marca “Playstation Certified” incluída nos aparelhos.
 
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Os aparelhos chegam às lojas europeias até o final de setembro, com preços sugeridos de €479 (para o Sony S) e €599 (para o Sony P). Embora a companhia não tenha confirmado o lançamento em outros mercados, os tablets devem chegar aos Estados Unidos em poucas semanas por $499 (Sony S) e $599 (Sony P).

Sony Xperia arc S: novo smartphone transforma imagens 2D em panoramas 3D

 
(Fonte da imagem: This Is My Next)
A Sony anunciou nesta quarta-feira (31 de agosto) o lançamento em outubro do Xperia arc S, evolução do smartphone lançado pela companhia este ano. O dispositivo conta com algumas melhorias de hardware, incluindo a edição de um processador de 1,4 GHz que deve facilitar a realização de tarefas.
O destaque da novidade fica por conta da inclusão do sensor Exmor R, que possui um modo panorâmico tridimensional capaz de converter imagens bidimensionais em documentos 3D. Ao contrário do que isso pode indicar, o smartphone continuará contando com uma câmera convencional, sem incorporar a tecnologia estereoscópica.
O visual geral do aparelho sofreu poucas alterações, mantendo a tela Reality Display apresentada no modelo original do Xperia arc. Até o momento, a companhia não revelou qual o preço cobrado nem quais os mercados que receberão o dispositivo em seu lançamento.

30 agosto, 2011

Mais uma novidade em Two and a Half Men


Walden Schmidt (Ashton Kutcher) não será o único novo personagem de Two and a Half Men.

Ele terá uma ex-mulher, chamada Bridget, responsável por seu “coração partido”. E a CBS definiu que o papel será de Judy Greer (Mad Love).


Detalhe: a atriz (clique na foto para ampliar) participou de Two and a Half Men na quarta temporada, vivendo Myra, irmã de Herb (Ryan Stiles). Mas esqueça, agora o personagem é outro.

Nos EUA, a série volta ao ar dia 19 de setembro.