Na publicidade, a escolha da trilha sonora é de
extrema importância e pode ser o diferencial para que o comercial faça
sucesso ou não. Muitas marcas preferem escolher músicas já conhecidas do
público para os seus vídeos publicitários e acabam fazendo com que,
sempre que alguém ouvir aquela canção tenha em mente o comercial do seu
produto.
Essa prática é bastante comum nos comerciais de produtos ligados à tecnologia, sendo um dos maiores exemplos as campanhas publicitárias das diversas versões do iPod, da Apple, e as propagandas feitas pela Google para divulgar os seus produtos.
Isso acontece, entre outros motivos, porque, com as redes sociais e o YouTube, um comercial veiculado na televisão atualmente pode ganhar muito espaço na internet e se tornar um hit, alcançando um público incontável sem muitos custos de veiculação. Veja essa seleção que o Tecmundo fez com as melhores músicas que marcaram os comerciais de tecnologia.
A música não era famosa na época que o comercial foi lançado, mas
alcançou um sucesso que não havia sido imaginado. Muitas pessoas em
todos os países nos quais o vídeo foi veiculado queriam saber qual era o
título da canção e quem a cantava. Até hoje essa propaganda é lembrada
pela sua música e pela voz da jovem Aselin Debison.
Em meados da década de 90, a Microsoft lançou um dos seus produtos de
maior sucesso, o Windows 95. O comercial feito para veicular o novo
sistema operacional contava com uma música que tinha tudo a ver com o
tema: Start Me Up, da banda The Rolling Stones, fazendo alusão ao novo menu “Start” (o Menu Iniciar, em Português) do SO da empresa de Bill Gates.
Lady Gaga
é um dos maiores ícones pop atualmente. A cantora chama atenção com o
seu estilo pouco usual e com a sua voz forte, porém uma das suas
características mais marcantes é o relacionamento que ela mantém com os
seus fãs.
A Google apostou nisso para construir um dos comerciais feitos para divulgar o seu navegador, o Chrome, que contou com a Mother Monster e os seus fãs dançando e cantando um dos hits do seu novo álbum, a música The Edge of Glory.
Para tentar agradar a todos os tipos de usuários, a Google não se
contentou em chamar Lady Gaga e Justin Bieber para os seus comerciais.
Quem prefere músicas mais tranquilas se emocionou com a história de
Sophie, a protagonista de um vídeo que mostra todas as etapas do seu
crescimento registradas pelo seu pai usando as ferramentas do Chrome. A
música é parte do hit Sort Of, da cantora americana Ingrid Michaelson.
Uma das primeiras campanhas publicitárias do iPod da Apple foi também
uma das mais marcantes, lembrada até hoje pelos fãs da empresa. As
silhuetas dançantes balançando as cabeças e dançando em fundos coloridos
ganharam várias versões com músicas diferentes, porém uma das que fez
mais sucesso foi a com a canção da banda australiana Jet.
Por ser um equipamento feito para tocar músicas, o iPod sempre ganhou comerciais com canções de sucesso. U2, Coldplay, Eminem,
entre tantos outros artistas, já apareceram nas campanhas do player da
Apple. Em um dos vídeos, cartazes dançantes na parede fazem alusão aos
primeiros comerciais do iPod e a música que embala o personagem
principal é da banda The Vines.
Esse comercial fez muito sucesso nas redes sociais quando foi
lançado, por sua trilha sonora e também, é claro, pelas milhares de
bolinhas coloridas pulando (de verdade!) pelas ruas de São Francisco.
Quem nunca quis fazer isso um dia? A canção é de José Gonzaléz e ganhou mais notoriedade ainda depois do comercial ter sido veiculado.
Por se tratarem de músicas que não foram feitas especialmente para um
comercial, algumas faixas se repetem em propagandas de diferentes
produtos. É o caso do sucesso She’s a Rainbow, da banda The Rolling Stones,
que apareceu primeiro em um comercial do iMac 3G e depois em um vídeo
publicitário das televisões Sony Bravia. E ai, quem você acha que usou
melhor a canção?
Esse é mais um exemplo de comercial que usou uma música não tão
conhecida, mas que está fazendo bastante sucesso após a veiculação do
vídeo. Feito para divulgar todos os produtos da fabricante de câmeras
Nikon, a propaganda se espalhou pelas redes sociais e a música foi muito
elogiada. Apesar de o cantor Robbie Williams aparecer no vídeo, a
canção é de uma banda chamada Radical Face e se chama Welcome Home.
O comercial das televisões 3D da Samsung contou com uma trilha sonora que agradou e desagradou ao mesmo tempo. Os fãs da banda Train
gostaram bastante de ver a música Hey, Soul Sister executada nos 30
segundos de vídeo, porém muitas pessoas acharam a repetição da palavra
“hey” um pouco irritante. Controvérsias à parte, a propaganda fez
bastante sucesso e aumentou a visibilidade da banda.
Essa propaganda das TVs HD da LG possui apenas 30 segundos, 12 deles
sem trilha sonora. Porém, os últimos segundos do comercial trazem um dos
grandes hits dos Beach Boys,
a música Good Vibrations, o que faz dele mais um vídeo publicitário a
contar com a ajuda de um sucesso musical para chamar atenção do público.
A combinação dos efeitos visuais com a canção é ótima e tem tudo a ver
com a marca.
Um dos últimos comerciais lançados pela Volkswagen, apesar de não ser
exatamente um produto tecnológico, merece lugar nessa lista. Tendo a
marcha imperial como trilha sonora, o vídeo agradou a milhares de fãs de
Star Wars que viram um pequeno Darth Vader descobrindo os seus poderes
especiais, tudo com uma ajudinha da tecnologia.
Essa prática é bastante comum nos comerciais de produtos ligados à tecnologia, sendo um dos maiores exemplos as campanhas publicitárias das diversas versões do iPod, da Apple, e as propagandas feitas pela Google para divulgar os seus produtos.
Isso acontece, entre outros motivos, porque, com as redes sociais e o YouTube, um comercial veiculado na televisão atualmente pode ganhar muito espaço na internet e se tornar um hit, alcançando um público incontável sem muitos custos de veiculação. Veja essa seleção que o Tecmundo fez com as melhores músicas que marcaram os comerciais de tecnologia.
Mercado Livre - Someone is There Waiting For My Song
Windows 95 - Start Me Up
Google Chrome - The Edge of Glory
A Google apostou nisso para construir um dos comerciais feitos para divulgar o seu navegador, o Chrome, que contou com a Mother Monster e os seus fãs dançando e cantando um dos hits do seu novo álbum, a música The Edge of Glory.