10 maio, 2011

Trabalho Escolar (Física e História)


FISICA PAG – 35 FAZER NO CADERNO


2- Quantas calorias devem ser ingeridas por dia na alimentação de um homem adulto?

 

O ideal é que a quantidade de calorias ingeridas seja queimada, as embalagens de alimentos recomendam 2500, mas esse valor é uma média, o normal para um adulto varia entre 1600 a 2000 (média de 1800) por dia.

_____Homem adulto: 66 + (13,7 x peso em quilos) + (5,0 x altura em centímetros) - (6,8 x idade em anos) 
Mulher adulta: 655 + (9,6 x peso em quilos) + (1,8 x altura em centímetros) - (4,7 x idade em anos)

 

3 - Qual a diferença entre caloria e quilocaloria?

 

A caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em um grau centígrado (1º C) a temperatura de um mililitro (1 ml) de água. A quilocaloria, (abreviado como kcalorias ou kcal) é igual a 1.000 calorias. Portanto, é a quantidade de calor (energia térmica) necessária para aumentar a temperatura de um litro (ou 1 kg) de água em 1º C. Para evitar números extensos (como 1.500.000 cal), o nutricionista utiliza o termo “quilocaloria”.

_____Caloria (cal) e quilocaloria (Kcal).

_____Não, caloria em física é a quantidade de energia necessária para mudar a temperatura de certo corpo. Que é medido por cal/g.ºc - caloria por grama em grau Celsius. A caloria alimentar é a unidade de energia contida em um alimento que é bastante elevada, sendo necessária a utilização da quilocaloria, equivalente a 1000 calorias. (kcal)




HISTORIA PAG – 31 FAZER NO CADERNO

O ENCONTRO DO EUROPEU COM O AFRICANO

O homem moderno europeu apesar do seu expansionismo, continuava ignorante acerca de outras civilizações e culturas diferentes. Apesar de não saber reconhecer a contribuição dos povos colonizados ou escravizados; o povo europeu tornou sua cultura, sua crença, universalizada, apesar de nem serem os primeiros do mundo. A Europa não possuía nem uma dessas características. Não era a área mais populosa, nem a mais fértil do mundo. Fragmentada em estados nacionais, precariamente unificadas e em poderes locais em constantes conflitos, seu único ponto em comum era o pertencimento a noção de cristandade.
No período da expansão marítima européia, os portugueses tentavam contornar a costa africana para chegar nas Índias em busca de especiarias. O pioneirismo português, já no final do século XIV, foi resultado de Portugal estar com suas fronteiras estabelecidas e ter um poder estatal em processo de centralização, possibilitando o incentivo, por parte do governo, à expansão ultramarina. 

ENCONTRO ENTRE OS EUROPEUS E ASIATICOS

Registro de Encontro entre Europeus e Asiáticos
Claude-Nicolas Rollin foi incumbido no ano de 1785 pela Academia Real das Ciências de Paris e pela Sociedade Real de Medicina de Paris como cirurgião da expedição cientifica do almirante François Galaup de Lapérouse (1741-1788). Além do ofício de médico, o papel principal de Rollinconsistia em fazer uma série de investigações de ordem antropológica no continente americano e no continente asiático. Durante os três anos de duração da expedição (1785-1788), Rollin fez importantes estudos craniométricos e antropométricos além de estudos biológicos e sexuais de cinco grupos indígenas das Américas e da Ásia...