
As cidades foram escolhidas a partir da lista da ONU que contém as maiores cidades do mundo. Além de levar em conta a qualidade e o desenvolvimento de tecnologias via satélite e a internet, por exemplo, o estudo avalia a consequência delas na cidade, em áreas como sustentabilidade, segurança e infraestrutura. A média desses resultados resulta no valor levado em conta na pesquisa.
Segundo o relatório, que pode ser conferido aqui, o desafio de ser tecnológica e sustentável é ainda maior na atualidade, pois as cidades contam com uma população urbana intensa, o que causa congestionamento em serviços públicos como trânsito, transporte e saúde.
Ainda de acordo com o estudo, as cidades que ficaram em posição similar a São Paulo tendem a desenvolver programas de tecnologia com focos apenas em determinadas áreas, deixando alguns objetivos de lado. Além disso, as cidades melhores colocadas, já com níveis de excelência em tecnologia, tendem a utilizar os avanços na área da comunicação e informação para melhorar outras categorias, como educação, saúde e trânsito, por exemplo.